quarta-feira, 31 de julho de 2013

Como me planejar para comprar um imóvel?


O primeiro passo para o planejamento da compra de um imóvel é passar a gastar menos e começar a poupar. Para isso, é preciso fazer um esforço para abdicar dos prazeres do consumo e evitar os apelos da mídia.

A forma mais eficiente de começar é preparando um Orçamento Financeiro Pessoal, onde serão registradas todas as receitas e despesas da família. Lembrando inclusive de incluir os pequenos itens do dia a dia, como o cafezinho e o estacionamento; e os gastos sazonais como o IPVA.

Depois será necessário analisar os dados verificando quais despesas podem ser minimizadas e encontrando os desperdícios que podem ser eliminados.



Neste ponto é interessante negociar descontos com os prestadores de serviços procurando melhores pacotes para os planos de celular, de telefone fixo e de internet, por exemplo. Pequenas economias somadas fazem uma GRANDE diferença no final do mês!

Por último, estabeleça metas de despesas colocando limites para cada item. Não se esqueça de considerar também a poupança mensal.

Comece a poupar o quanto antes e aproveite o poder dos juros sobre juros trabalhando a seu favor. Eles serão muito importantes para ajudar no aumento da sua poupança.

A melhor estratégia é iniciar logo: agende uma aplicação automática no dia do recebimento do seu salário. Logo você perceberá que com menos dinheiro sobrando na conta estará gastando menos. Procure poupar pelo menos 10% de sua renda mensal.



Depois de tudo isto feito, já é o momento de começar a pensar na casa própria. Procure dar de entrada o maior valor possível, porém, buscando deixar guardado um montante para emergências e para os custos com a mudança e pequenas reformas.

Pesquise as menores taxas e financie o restante. Lembrando que as prestações não devem ultrapassar 30% de sua renda.

Por fim, se o negócio estiver estimado em até R$ 500 mil e for o seu único imóvel, você ainda poderá utilizar o seu FGTS*.

* Para maiores detalhes de como utilizar o seu FGTS para a moradia, clique aqui:http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta46.asp 

Por: Leticia Camargo

Fonte: Corretor da Vez 

Leia também: http://brasilbrokersimoveisrj.blogspot.com.br/2013/07/casa-ou-apartamento-qual-melhor-opcao.html



Para mais informações, entre em contato:

Priscila Veronezi
Corretora de imóveis Brasil Brokers
Creci-RJ 055524
priscila.veronezi@vendasbb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone