segunda-feira, 15 de julho de 2013

Decoração: Vida e arte como parte do ambiente doméstico

Retratos da infância, da família, de amigos e de lugares incríveis já visitados pelo mundo podem render um lindo painel ou uma bela composição de quadros

Que tal utilizar suas melhores lembranças na decoração da casa? Retratos da infância, da família, de amigos e de lugares já visitados pelo mundo podem render um lindo painel ou uma bela composição de quadros para dar um “algo a mais” naquela parede esquecida. Na era das máquinas digitais, onde as imagens apenas se acumulam em arquivos de computador, nada melhor do que mostrá-las de uma maneira diferente e criativa.
No trabalho da arquiteta Camila Klein três grandes quadros enfeitam uma das áreas de circulação da casa de 125 metros quadrados, de uma família apaixonada por viagens, por lembranças de lugares diferentes e, claro, por fotografia. A intenção foi criar um clima nostálgico com fotos em preto e branco, que remetem ao antigo e, ao mesmo tempo, dar um toque contemporâneo com traços simples e decoração clean.
Seguindo tal conceito, a cartela de cores selecionadas para o ambiente variou entre o bege, o branco e a madeira, e a iluminação foi utilizada para destacar o nicho com os cenários escolhidos pelos moradores. 
Para a arquiteta, o ponto mais positivo de utilizar fotografias em seus trabalhos é a personalidade que trazem aos espaços. “A foto na decoração pode falar muito sobre os proprietários da residência e grande parte das vezes acaba contando um pouco sobre a história da vida deles. Acho que isso é o que mais atrai nesse tipo de projeto”, avalia Camila.
Outro belo exemplo pode ser dado pelo projeto que a arquiteta Eliane Fiuza criou para Betina, de 5 anos, moradora da Barra da Tijuca. Para trazer uma referência pop, algumas ampliações em preto e branco foram totalmente tingidas com as cores dominantes no cômodo: rosa, laranja e amarelo, tons que se misturaram para criar um espaço divertido e muito bonito.
“Inicialmente a menina me pediu apenas um quarto rosa e, como havia muitos retratos no quarto da irmã mais velha, ela queria o mesmo no dela. Levando em consideração o perfil da família, grande e moderna, achei que devia fugir do tradicional clima romântico feito para crianças nessa idade e acrescentei as outras cores. Com a iluminação dei um toque acolhedor ao cômodo, que também ganhou uma bancada para os estudos e nichos para o armazenamento de brinquedos e materiais escolares”, explica Eliane, lembrando que a pequena adorou o resultado final.
Fusão de momentos
O quarto da engenheira Luiza Knupp, de 25 anos, ganhou “cara nova” depois do projeto elaborado pela arquiteta Cristiane Adrião, em conjunto com a designer Lê Mascarenhas. Outra fã das viagens, a jovem resolveu utilizar os registros que fez nos vários países que já conheceu junto com imagens de outras ocasiões de sua vida para montar um enorme painel, de dois metros de extensão. 
 
“O trabalho trouxe muito da personalidade da cliente para o ambiente. Entre as fotos, podemos ver desde sua infância até as últimas aventuras. Além disso, temos a letra da música “Luiza”, de Tom Jobim, escrita entre os retratos, que também faz parte de sua trajetória”, diz Cristiane.
O quarto de 10 metros quadrados ganhou ainda focos indiretos de iluminação para destacar as imagens na parede, além de um armário todo feito com espelhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone