sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lâmpadas certas para cada ambiente da casa

Você quer ter uma casa com ambientes acolhedores? Então, o primeiro passo para realizar esse desejo é prestar atenção na iluminação! Mas, com tantos tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, de diferentes cores, intensidades e formatos, ficamos em dúvida sobre qual escolher, não é? Principalmente quando colocamos na balança a economia e o bem-estar obtidos pela utilização de produtos mais eficientes.
Para ajudar você a tomar a decisão certa na hora de comprar as lâmpadas para a sua casa, o Portal Vital entrevistou o arquiteto e urbanista José Antonio Mesquita, que nos deu dicas superimportantes e esclareceu várias dúvidas. 
E como o segredo é saber escolher, fique atenta aos conselhos do profissional:
Sala
Embora esse seja um espaço que nos permita explorar a criatividade na escolha da iluminação, prefira a tonalidade amarela das PLs eletrônicas, pois esses modelos são econômicos e oferecem uma iluminação difusa e sem sombras, o que facilita a melhor visualização do ambiente.  
Os spots, que permitem direcionar feixes de luz, cumprem bem o papel decorativo e são ideais para realçar quadros, esculturas e outros objetos. Nesse caso, as lâmpadas recomendadas são: PAR 20 (econômicas e com foco abrangente), AR 70 e AR 111 (elegantes e com foco direcionável) ou as dicroicas (também destacam uma área menor, mas esquentam mais o ambiente). Já os modelos de LED reduzem o consumo de energia, porém, o preço é mais alto.
Cozinha
Se você se acostumou com a luz branca na cozinha, saiba que ela altera a tonalidade dos alimentos, o que pode dificultar a avaliação dos seus aspectos. 
“Em restaurantes na França, a luz branca é proibida por esse mesmo motivo. Mas se você fizer questão delas, use também lâmpadas de tonalidade amarela”, explica José.
“Se o ponto de luz for único, opte pela PL eletrônica”, continua o arquiteto. Caso deseje realçar apenas alguns pontos, como a mesa e a geladeira, os spots PAR 20 são uma solução. As dicroicas também podem ser usadas, mas são mais comuns em estabelecimentos comerciais”, comenta.

Quartos
Para esses ambientes, o especialista recomenda as PLs eletrônicas. Essas lâmpadas podem ser complementadas com os spots de PAR 20, que vão realçar móveis e quadros.
Banheiro
As lâmpadas brancas não são as mais indicadas para esse espaço, pois elas alteram a cor natural da pele e podem induzir a excessos na hora de se maquiar. “A iluminação pode ser feita também com PLs eletrônicas de tonalidade amarela”, ensina o arquiteto.
Lavanderia
Nesse cantinho da casa, não há mistério: a PL eletrônica branca possui as características ideais e o melhor custo-benefício.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone