sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Qual o cheiro da sua casa?



Crédito: Mundo das Tribos

Tem sensação mais gostosa do que entrar em casa e sentir aquele cheirinho gostoso no ar? Um ambiente perfumado é tão importante quanto a limpeza e a decoração do espaço. Você já reparou como algumas fragrâncias influenciam no nosso humor, deixando-nos mais relaxados e de bem com a vida? Especialistas acreditam que o cheiro é capaz de proporcionar bem-estar e entreter pessoas que estão no mesmo local.

Hoje em dia, podemos encontrar diversos produtos no mercado para deixar a casa perfumada e garantir um clima agradável. As opções são varetas (sticks) que duram mais tempo e espalham o aroma enquanto houver líquido; incensos que podem ser utilizados até três hastes de uma só vez; águas de cheiro e sprays usados em ocasiões específicas já que seu cheiro se dispersa de forma rápida; velas que criam um clima romântico; difusores (com velas ou elétricos) que espalham o perfume até 30m²;  sachês que também podem ser usados como parte da decoração; e pot-pourri que nada mais é que um mix de especiarias e que deixa um perfume agradável no ar.

Para a arquiteta Camila Klein, o uso de ervas secas, pot-pourri em bowls, águas de cheiro sempre proporcionam um aroma muito agradável ao ambiente. Para ambientes maiores o uso de difusores e óleos essenciais naturais conseguem perfumar muito mais o ambiente. “O segredo é o mesmo para perfume nas pessoas, nunca exagerar”, alerta.

As fragrâncias também são inúmeras e vão desde aromas de plantas, frutas, flores, madeiras e temperos, a essências mais requintadas. “Como as cidades brasileiras, são ensolaradas e quentes, uma boa sugestão são aromas mais herbais, minimalistas, eles com certeza irão agradar a toda a família, além de proporcionar uma leveza ao ambiente”, explica a arquiteta. Ela acredita que aromas como capim-limão, erva-doce, verbena, alecrim, citronela, limão siciliano e lavanda são ótimas pedidas.




Crédito: O Paraná

Mas qual é o aroma mais indicado para os diferentes ambientes da casa?

- Banheiro: hortelã-pimenta, pinho, eucalipto, tangerina e alecrim disfarçam aquele cheirinho desagradável criando uma sensação de limpeza;

- Quarto: lavanda é ideal para relaxar depois de um dia exaustivo de trabalho. Outras boas opções são as essências de laranja e gerânio que também acalmam;

- Sala: erva-doce, tangerina ou limão são ideias para locais onde há circulação de pessoas;

- Escritório: alecrim, hortelã, pimenta e aromas herbais ajudam na concentração;

- Cozinha: laranja e limão tiraram o cheiro de gordura;

- Copa: cravo e canela despertam o apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone