sexta-feira, 4 de abril de 2014

7 coisas que você deve saber na hora de comprar o seu imóvel

Da avaliação da documentação até as visitas presenciais, veja como garantir que o sonho da casa própria se concretize
 
Adquirir um imóvel envolve planejamento, pesquisa e senso crítico. Questões como valor disponível para investimento, destinação do imóvel e localização, dentre outras, são essenciais antes de se decidir pela aquisição.



Os cuidados devem ser tomados logo na visita ao estande da construtora. “A primeira coisa que deve ser buscada é o número da incorporação no cartório de registro de imóveis. É obrigatória a sua apresentação, assim como a do alvará de construção, do cálculo das áreas do apartamento e do memorial descritivo”, explica André Montenegro, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).

É através do registro de incorporação que o comprador tem a certeza, por exemplo, de que o prometido no momento da venda será efetivamente executado. Já o alvará dá autorização para que a obra seja iniciada, procedimento que ocorre após a aprovação do projeto arquitetônico. O memorial descritivo nada mais é do que a explicação do projeto e a descrição dos materiais utilizados, dentre outros itens.

“Você compraria um carro sem a documentação completa? Claro que não. Com os imóveis, tem que ser feito o mesmo”, afirma André. Além dos itens mencionados, é necessário que o comprador faça pesquisas na internet e em órgãos públicos de defesa do consumidor para garantir a idoneidade da empresa e não correr riscos de ter o investimento fracassado.

“A dica é visitar outras obras da construtora e conversar com pessoas que já compraram dela. A partir dessas informações, dá para ter uma ideia se a empresa tem responsabilidade ou não com o cliente”, conclui.

João Carlos Gondim, vice-presidente de administração de imóveis do sindicato do setor imobiliário do Ceará (Secovi-CE), aconselha que o comprador busque empresas afiliadas ao órgão. “É a garantia de que a imobiliária se responsabiliza pelo negócio e tem compromisso com o cliente”, ressalta.

Visitas técnicas

No caso de imóveis usados, o possível comprador deve fazer uma análise minuciosa do estado de conservação da infraestrutura. A visita deve ser feita com um profissional capacitado a identificar falhas nessas estruturas. 

Outra tarefa é analisar a documentação do imóvel para garantir que não haja contas extras como taxas do IPTU pendentes e contas atrasadas de água, luz e condomínio, por exemplo.

 DICAS

1- Identifique as suas necessidades, baseando-se na análise do seu estilo de vida. A partir dessa informação, será possível definir qual o local que melhor se encaixa nele. Verifique o quanto você pode esperar para fazer a mudança. Assim você saberá qual é a melhor opção de compra, se é um imóvel na planta, pronto ou recém-lançado

2- Planeje sua vida financeira. Além das prestações, coloque na conta os gastos com taxas e impostos.

3- Pesquise. Observe a vizinhança e converse com moradores para saber as condições de segurança do bairro e possíveis problemas como enchentes e barulhos

4- Faça uma leitura do contrato e analise as cláusulas com a orientação de profissional especializado

5- O histórico da construtora também deve ser levantado. Não deixe de verificar os dados da empresa nos órgãos de defesa do consumidor

6- Faça uma vistoria detalhada ao receber o imóvel. Cheque itens como metragem e compare as características da construção com o que foi anunciado no projeto. Para isso, além da cópia do memorial descritivo, é importante guardar panfletos e anúncios do empreendimento.

7- Leia o manual do proprietário e as implicações referentes ao mau uso do seu imóvel no condomínio.

Fontes: Procon - SP/ Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone