Home offices
Texto Léo Marques | Fotos Adriana Barbosa, Pedro Abude, Rodrigo Estrella e Divulgação
Escritório camuflado
Harmonia com a sala
Como a proprietária desse apartamento é jornalista e trabalha em casa, a arquiteta Gisele Emery integrou o home office com a sala de forma a mesclar estantes e armários para deixar o ambiente o mais harmonioso possível. Fã dos Beatles, o marido da jornalista aprovou as referências do grupo espalhadas pela casa, que estão na porta da cozinha, com janelas que remetem à música Yellow Submarine, e nos quadros em cima do sofá. Até mesmo a cafeteira ganhou status de objeto decorativo e teve lugar de destaque ao lado do aparador que serve como estação de trabalho.
Projeto: Gisele Emery; marcenaria: Santa Edwiges.
Dentro do armário
A arquiteta Carla Mumme inspirou-se nos móveis já existentes no quarto de hóspedes desse apartamento para projetar o escritório dentro do guarda-roupa de MDF revestido de laminado melamínico padrão marfim e preto. A solução economizou espaço e propiciou um espaço mais limpo visualmente e ordenado. A profissional diz que o maior desafio foi criar a área para embutir a cadeira. O problema foi resolvido eixando a base livre.
Projeto: Carla Mumme; execução: marceneiros Silvane e Samuel.
Aproveite o canto
Que tal aproveitar aquele canto com ângulo mais fechado, normalmente sem serventia, e projetar ali um espaço para o computador? A ideia foi da arquiteta Maria Lúcia Padovani, que criou um móvel compacto composto apenas por duas prateleiras e uma bancada para o notebook em um espaço de 2,35 x 1,12 x 0,80 m*. A iluminação direcionada torna o local mais bem iluminado. A graça veio dos adesivos brancos aplicados sobre a marcenaria.
Projeto: Maria Lúcia Padovani.
Tripla função
Tem algum quarto inutilizado na sua casa? Ele pode ser bem-ocupado com três funções. As arquitetas do escritório Neo Arq utilizaram o local como escritório, sala de TV e para hospedar alguma visita, acomodada na poltrona-cama. Para os armários, foram usados MDF na estrutura e revestimento de folha de carvalho com partes em laminado melamínico branco.
Projeto: Neo Arq; poltrona: Tok&Stok; cadeira: Modernidade Móveis; tapete: Etna; marcenaria: Movart.
De armário a escritório
Ao adquirir a casa, os proprietários perceberam que os armários fechados na sala não atendiam as suas necessidades. Como queriam um local que servisse para o computador e armazenasse livros, o arquiteto Jorge Kluwe viu o potencial do espaço e projetou ali o escritório no espaço de 1,20 x 2,28 x 0,55 m*. Toda a marcenaria foi projetada com MDF e revestida de laminado melamínico. Para a bancada e uma das prateleiras, Jorge usou lâmina natural de madeira cumaru.
Projeto: Jorge Kluwe; marcenaria: KPK Oficina de Interiores.
* Largura x Altura x Profundidade.
- Ao planejar a sua mesa de escritório, lembre-se de que o tampo ideal deve ter espaço para o trabalho de escrita manual, enquanto o computador descansa ao lado - o ideal é ter pelo menos entre 85 e 90 cm de largura e cerca 45 cm de profundidade.
- Se você não é canhoto, a fonte de luz (tanto natural quanto a artificial) deve ser colocada ao seu lado esquerdo. A luz deve incidir sobre o papel ou o teclado e não sobre a mão.
- Evite, a todo custo, construir o home office em área de grande circulação para evitar que a passagem de pessoas pelo local atrapalhe a concentração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone