domingo, 4 de agosto de 2013

Casa feita somente com recursos naturais


CASA FEITA SOMENTE COM RECURSOS NATURAIS E GASTANDO QUASE NADA


O Cob é um material de construção divulgado recentemente pelos movimentos de sustentabilidade e construção natural, ele é composto por argila, areia e palha, similar ao adobe. A mistura é a prova de fogo e altamente resistente a abalos sísmicos. Seu custo é quase nulo e é geralmente usado para fazer um tipo de arquitetura mais artística e escultural, por conta de sua fácil manipulação.
As paredes feitas com Cob são necessariamente grossas e servem como massa térmica, fazendo com que a casa se mantenha quente no inverno e fresca no verão, além de funcionar bem com variações de temperatura mais curtas, fazendo a casa ficar fria de dia e quente a noite. Mesmo sendo feito basicamente de barro, o material é totalmente estável em climas úmidos e chuvosos, e se sua estrutura for feita adequadamente o cob não se deteriora. Algumas casa feitas com Cob em Devon, uma das regiões mais úmidas da Inglaterra, sobrevivem e estão em uso a séculos. O Cob tem muitas características incomuns com o adobe, material muito comum no México e no sudoeste dos Estados Unidos, mas enquanto o adobe é usado para fazer blocos, o cob é usado para esculpir a parede da fundação de baixo pra cima em uma peça única.
O Cob pode ser feito e utilizado de formas bem simples e com muita liberdade de criação. Em nossas pesquisas pela internet, encontramos um Curso de Bio construção em formato PDF no site do ministério do meio ambiente. Vale à pena conferir o capítulo sobre construções em Cob, como também todos os outros métodos construtivos ambientalmente corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone