Confira dicas para fazer uma horta no apartamento
Confira as dicas para escolher o melhor local e sobre como cuidar das hortaliças
TAGS:
DESTAQUE SERVIÇOS
,HORTA
,JARDIM
Você mora em apartamento, mas, mesmo assim, gostaria de cultivar temperos e verduras em casa? Pois saiba que isso é possível.
De acordo com a arquiteta Thais Lacialamella, o local mais adequado para montar uma mini-horta em casa é aquele que recebe ao menos cinco horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã. Pode ser na varanda, na janela do quarto, na janela da cozinha ou na área de serviço.
“Você pode plantar suas mudas ou sementes em vasilhames, vasos, jardineiras, calhas, canos de PVC e até em garrafas PET”, explica Thais. Segundo ela, só é preciso garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de verdura, legume ou tempero.
“É importante que seja misturada uma parte de areia para cada parte de terra orgânica com pH 6, de preferência, para que a terra não se encharque demais”, recomenda a arquiteta.
Na opinião de Thais, quanto à decoração, se for fazer um jardim vertical, deve-se apostar em painéis treliçados, de madeira de demolição ou painéis prontos, vendidos em lojas de bricolagem. Se for cultivar em beirais de janela, prefira jardineiras que permitam fixação, seja na alvenaria, seja na própria grade da janela, senão correrá o risco de causar algum acidente ou perder sua plantação.
Se preferir vasos ou jardineiras de chão, faça disposição em níveis (degraus), pois permitem maior variedade de vegetais, dando distanciamentos verticais e horizontais mais adequados ao plantio, além de dar aquele charme e aroma ao ambiente.
Thais recomenda que se dê preferência ao plantio de hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa ou manjericão. Alguns temperos e ervas são perenes, como o orégano, a salsinha e a cebolinha. Outros, como o coentro, exigem novo plantio a cada ano. Já o manjericão é bianual, mas pode se comportar como perene em algumas condições.
A arquiteta Laurimar Coelho reforça que é preciso lembrar que não são plantas para decorar e sim para consumo frequente. Por isso, a troca de mudas e a durabilidade são variáveis.
“As melhores são os temperos como manjericão, hortelã e salsinha. Mas nem todas mantêm o vigor a cada colheita, o que exige a troca constante. Por isso, uma dica é usar suportes para vasinhos plásticos. Dessa forma, basta trocar as mudas sem ter de lidar com terra, com a sujeira”, aconselha.
Outro detalhe importante é escolher espaços com ótima luminosidade natural. Do contrário, as plantas morrem facilmente. Os melhores espaços são os terraços e na cozinha, mas longe do fogão ou forno.
Segundo Laurimar, em lojas especializadas em vendas de plantas ornamentais é possível comprar suportes com tamanho padrão e nos hortifrutigranjeiros há vasinhos já com as plantas com um bom desenvolvimento. “Plantar a partir de sementes requer mais trabalho”, avisa Laurimar.
Cuidados - Segundo Thais, os cuidados com a horta são irrigação três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida. As adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone