quarta-feira, 19 de março de 2014

Saiba o que não se deve esquecer de perguntar antes de fechar a compra do imóvel na planta

O imóvel na planta é uma boa opção para quem deseja comprar a casa própria sem pressa para se mudar. Porém muitas vezes o futuro morador se esquece de verificar alguns detalhes que farão toda a diferença depois que receber as chaves e evitará muita dor de cabeça. O Blog da Brasil Brokers conversou com o diretor Comercial da Brasil Brokers no Rio de Janeiro, Marco Assunção, sobre quais perguntas o comprador não deve esquecer de fazer enquanto decide pela compra do imóvel novo.
Para Assunção, geralmente os compradores não se esquecem de perguntar se o imóvel terá sol da manhã ou da tarde, mas sempre há os que não se recordam disso. De acordo com o especialista do setor imobiliário, os apartamentos que recebem o sol matinal são mais adequados ao clima tropical. Ainda de segundo com o diretor, questões como se haverá infraestrutura para instalação de sistema de ar-condicionado do tipo split ou qual o local destinado às condensadoras valem a pena ser feitas. Há casos em que o empreendimento, hoje em dia raros, permite apenas que se coloque aparelhos de parede.
Para o diretor, outras duas situações merecem um questionamento antes de fechar a compra: Haverá duto externo para coifa ou será permitido apenas o uso de depurador na cozinha e se terá chaminé para instalação de churrasqueira na varanda ou no terraço. Nesse último caso, a maioria dos empreendimentos preparados para churrasqueira já entregam a varanda ou o terraço com o equipamento, mas pode ocorrer de haver apenas a preparação para a futura instalação.
 
Crédito: ©Eric-AUDRAS-Onoky-Corbis
Crédito: ©Eric-AUDRAS-Onoky-Corbis
 

“Para quem pensa em colocar uma banheira no banheiro ou um ofurô ou uma piscina na cobertura da residência vale a pena perguntar qual a carga acidental projetada para esses dois lugares”, alerta Assunção. O profissional levanta outra questão que muita das vezes não se é avaliado na hora da compra, que é sobre quais paredes podem ser demolidas em uma possível reforma no futuro. “Em construções no qual as paredes são estruturais nada pode ser derrubado e isso pode gerar uma frustração”.

Outro ponto que merece destaque antes da compra é o dos acabamentos. O diretor conta que muitos empreendimentos em lançamento contam com apartamentos decorados, como uma sugestão de como pode vir a ficar mobiliado. Os futuros proprietários acabam pensando que os acabamentos que ali se encontram estarão no futuro imóvel. Nem sempre é assim, informa Assunção que recomenda que se verifique na hora o que está incluído ou não na hora da entrega das chaves, pois normalmente as construtoras indicam o que é item decorativo ou não. E, se for o caso, tire fotos e anote os acabamentos, pois servirão de base de comparação quando receber o apartamento.

Por fim, Assunção dá uma dica preciosa para os compradores e que provavelmente evitará a grande maioria dos questionamentos acima. “Peçam o memorial descritivo do imóvel. Esse documento detalha tudo o que será entregue pela construtora depois de pronto”, finaliza.

Fonte: http://blog.brasilbrokers.com.br/blog/2014/03/11/saiba-o-que-nao-se-deve-esquecer-de-perguntar-antes-de-fechar-a-compra-do-imovel-na-planta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone