sábado, 12 de abril de 2014

Cores na decoração

Mescla doce e calorosa: uma quarto em amarelo, laranja e rosa

Texto Carine Savietto e Bárbara Trevisan (colaboração)Reportagem visual Fernanda de Castro Lima
Fotos: Divulgação
Uma explosão de tonalidades define a personalidade deste quarto montado na loja Madeira Bonita, em São Paulo. E não é que o resultado ficou harmonioso? O segredo foi priorizar uma paleta em sutil degradê de matizes quentes, que vai do luminoso amarelo ao vibrante magenta. Outras nuances comparecem nos detalhes. “O tapete multicolorido responde pela unidade visual”, analisa a consultora de cores carioca Bete Branco.

 

Jogo de cores: azul, marrom, cru e laranja


O tom que tinge as paredes desta sala tem o propósito de transmitir calma e frescor. "Mas atenção à dosagem, pois o azul, se usado em excesso, pode deixar o ambiente frio e sem vida", adverte a consultora de cores Daila Lopes, de São Paulo. Aqui, a atmosfera intimista deve sua conquista à entrada das texturas de fibra e madeira e à soma das tonalidades quentes no tapete, que sobressaem à pintura.
 

Mix vivo e acolhedor: roxo, amarelo, branco e cinza

Foto: Carlos Piratininga
Protagonista da paleta, o roxo (Violeta Inspirado, ref. 90BB 09/186, da Coral) ganhou a parede principal deste ambiente da loja Etna (unidade Berrini), em São Paulo. ”Ele carrega aconchego e estimula a introspecção. Em compensação, focos de amarelo, tom da criatividade e da energia, aquecem a sala”, avalia a consultora de cores e decoradora Mon Liu. Doses de branco e de cinza comparecem para suavizar a cena.


 

Laranja para temperar: branco, laranja, bege e cinza

Fotos: Divulgação
A tonalidade presente nas portas de alguns nichos da estante confere uma atmosfera feliz à Saleta de leitura, criada pela arquiteta Tatiana Temperani para a mostra Campinas Decor 2013. “Acrescentar a cor intensa aos matizes neutros, mais sérios, torna o visual equilibrado”, diz a profissional. O pé-direito alto foi atenuado por uma sanca tingida de cinza, artimanha que torna o espaço mais aconchegante.

 

Sóbrio, mas com brilho: preto, cinza, marrom e dourado

Foto: Tomás Rangel
Texto: Daniela Arend
Preto, cinza, marrom e dourado: esses tons são a receita do aconchego no Flash back bar, ambiente da Casa Cor Rio de Janeiro. Os estofados e revestimentos escuros – como a tinta cinza-chumbo das paredes (ref. R385, da Suvinil) – são suavizados pela luminosidade das molduras douradas e dos móveis de madeira. “É um espaço intimista, para ouvir música e conversar”, avalia o arquiteto Beto Figueiredo, que assina o projeto com Luiz Eduardo Almeida.

 

Pitada certa de alegria

CINZA, PRETO, MARROM e AMARELO: O cimento queimado ganhou as paredes na cozinha criada pelo escritório Egg Interiores, das arquitetas Joana di Marino, Marcia Calderaro e Pualani di Giorgio, para a mostra Morar Mais por Menos Rio de Janeiro. “Como pintamos o teto de preto para camuflar vigas e defeitos e colocamos tábuas no piso, o vibrante amarelo nos armários [linha Yep, da Tok & Stok] deixou o projeto mais jovem e menos monótono”, diz Joana.
 
 

Receita de personalidade: amarelo, cinza, branco e magenta

Texto: Daniella Grinbergas
Foto: Divulgação/By Floor
“Se quiser um espaço alegre e dinâmico, convide o amarelo para ser protagonista”, diz Bete Branco, designer e consultora de cores de Niterói, RJ. Neste projeto, a cor comparece nos padrões dos papéis de parede (coleção Room Seven, da By Floor), enriquecendo a base neutra. A almofada floral é o ponto-chave: com fundo de mesmo tom do xadrez e dos poás, reúne magenta, roxo e verde, repetidos em pequenas doses no ambiente.


 

Altas doses de alegria: rosa, vermelho, azul-turquesa e verde-limão

Texto: Daniela Arend (RJ)
Foto: Leonardo Costa (RJ)
Para a carioca Patrícia Lima, uma das sócias da loja de decoração Zebras (todas as peças da foto são da marca), esta vibrante combinação é a fórmula da felicidade: “Isso porque há equilíbrio entre os tons quentes predominantes – rosa (Rosa Néon, ref. 99RR 27/498) e vermelho (Toureiro, ref. 16YR 16/594, ambas da Coral) – e os matizes frios, representados pelo azul e o verde dos móveis”.

A Loja Infantil da marca zebras foi projetada pelos arquitetos Evelyn Steinberg, Giovanna Elrado e Francisco Palmeiro para a edição carioca da mostra Morar mais por menos 2011.
 

 

Combinação rústica: azul arara, marrom e vermelho

Texto e foto: Cris Komesu
O primeiro item definido pela arquiteta Letícia Ribeiro para o Restaurante da Campinas Decor 2012 foram as estampas que revestem as cadeiras (da Artzzi, com tecidos do Studio Stamp). Depois veio a cor da parede (acrílico fosco, ref. 2426, da Eucatex), repetindo o azul dominante no floral. O calor da madeira, aliado a toques de vermelhos variados, garante aconchego. “A intenção foi criar um clima de fazenda.”

 

Harmonia refrescante: azul, amarelo e marrom


Parede Pintada de azul (Cor Vining ivy, ref. 455-6, da tintas renner) e Coberta de Película adesiva di-noc, da 3M, com desenho criado pelos arquitetos.
Presentes na parede, na cômoda e na roupa de cama, as diversas tonalidades de azul ditam o clima tranquilo no Quarto dos avós, ambiente da mostra Campinas Decor 2012. “Por serem nuances frias e que acalmam, deixam o espaço leve e acolhedor”, explica o arquiteto Maycon Flamarion, autor do projeto com a arquiteta Ana Paula Barros. O amarelo cítrico, que puxa para o verde, acrescenta frescor à paleta, finalizada com doses de marrom.


 

Feminino e classudo: marrom, bege, rosa e dourado

Texto: Daniela Arend (RJ)
Foto: Divulgação
“Criar sobre uma base neutra é um jeito de ousar sem perder a medida”, pondera o designer de interiores carioca Thoni Litsz. “Os itens em bege e o piso de madeira ressaltam o poderoso rosa e suas variantes.” Os pontos dourados do papel de parede imprimem glamour à ambientação, que conta com poltronas com pés-palito. O tecido da cortina e o revestimento de parede integram a coleção Anoushka, da Orlean.





Cenário estimulante

Tons naturais, goiaba, laranja e violeta.
 

 
 
No restaurante de culinária espanhola Clos de Tapas, em São Paulo, pedra, couro e madeira formam um acolhedor pano de fundo para gotas de tonalidades contrastantes. “Enquanto o mix de cores quentes [presente nos painéis de papel recortado do artista chileno Enrique Rodríguez] apimenta o espaço, o frescor é garantido pelos matizes frios do tapete e das almofadas”, avalia o arquiteto Naoki Otake, autor do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus dados e entrarei em contato:
Nome / E-mail / Telefone